Boa Noite Goiás discute judiciário goiano, tecnologia e inovação

O programa recebeu o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, o secretário de Desenvolvimento e Inovação e o deputado estadual Wilde Cambão 

Carlos Alberto França, que tomou posse para ser, por mais dois anos, o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), foi o convidado do Boa Noite Goiás desta terça-feira(7). Ele conversou com o apresentador Paulo Beringhs sobre seu início de carreira, além dos planos para o novo mandato. “Nossa meta no Tribunal é oferecer uma boa prestação jurisdicional, para isso, precisamos de servidores. Assim que o orçamento permitir, vamos lançar novos concursos, nesta administração”, afirmou. Ele comentou sobre o grande número de processos que foram julgados e sentenciados no judiciário goiano no ano passado, chegando a 1,8 milhão de peças. No mesmo período, 1,3 milhão de novas ações foram protocoladas – o que, para ele, reflete a confiança da sociedade no poder judiciário goiano. 

Outro ponto destacado por Carlos França foi a campanha para simplificar linguagem empregada nos processos e decisões jurídicas. “Como juiz, tenho que ter a consciência que não estou escrevendo para mim, estou escrevendo para quem vai ler o documento. O interessado pega uma decisão judicial, ele tem o direito de saber o que o julgador quis escrever”. Ele falou também da reestruturação das comarcas do interior e do programa Acelerar Judiciário, de atendimento para conceder aposentadorias. “É um serviço fundamental, porque atende a classe menos favorecida do nosso estado. E, numa fase da vida que a pessoa trabalhou tanto e não tem forças, muitas das vezes, para continuar na luta. Então, o estado tem que entrar concedendo aposentadoria rural, na maioria dos casos. É um trabalho social muito importante do poder judiciário, com efeitos práticos na vida do cidadão que recebe o benefício”, contou.

Na quinta-feira (9), o Boa Noite Goiás recebeu o secretário de estado de Desenvolvimento e Inovação, Márcio César Pereira. Ele começou a participação detalhando sobre a recente inauguração do Centro de Excelência em Empreendedorismo Inovador (Ceei) – HUB Goiás. Ele explicou que espaço é o primeiro público do gênero na região Centro-Oeste. É destinado a atividades ligadas ao empreendedorismo e inovação, com meta de gerar novos negócios e fomentar a economia do estado. “O diferencial é que ele vai misturar não só o coworking, mas muito a intervenção de capacitação. E a Escola do Futuro vai atuar ali dentro, com um ensino de altíssima qualidade”. O local deverá ser gerenciado por uma organização social sem fins lucrativos, que está em fase final de seleção, por meio de licitação. 

O titular da Sedi ainda comentou sobre o trabalho da pasta, que tem diversas linhas de atuação. “O governo quer muito trazer a tecnologia para dentro da sociedade, que a Escola do Futuro seja uma produção de talentos. Talento que é algo muito importante numa sociedade, algo que você precisa reter, qualificar e incentivar”, analisou. Ele falou também da elaboração de uma cartilha para ajudar as pessoas a usarem ferramentas de inovação.  

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo