Boa Noite Goiás recebe secretário da Agricultura, deputado estadual e subsecretário da Saúde

As entrevistas da semana abordaram os projetos na área da agricultura e pecuária em Goiás, a atuação da Alego na proteção ao idoso e a liberação da vacina da gripe para a população em geral

Na terça-feira (2), Pedro Leonardo, titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás (Seapa) foi o convidado do Boa Noite Goiás. Pedro, que presidiu a Emater por quatro anos, assumiu a pasta no final do mês de abril. Ele comentou sobre o fim da necessidade de vacinação do rebanho contra a febre aftosa. “Na prática, essa retirada da vacina, além de gerar uma economia para o produtor rural, vai proporcionar competitividade à pecuária goiana”, afirmou, ao reforçar que alguns municípios ainda mantém a obrigatoriedade para a imunização contra a raiva. Ele comentou sobre diversos assuntos, como o grande número de eventos de tecnologia agropecuária no estado, o crédito rural e novos projetos, como o Polo de Fruticultura do Vão do Paranã, para o nordeste goiano. “Também iremos lançar o edital do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos. O projeto prevê que o governo do Estado de Goiás irá comprar a produção dos produtores da agricultura familiar, que reunirem os pré-requisitos de habilitação e realizar a imediata doação de tudo que for adquirido para entidades filantrópicas de interesse público. Um dos aspectos importantes do PAA é apoiar o produtor da agricultura familiar na parte do processo produtivo em que, muitas vezes, ele tem muita dificuldade, que é a comercialização”, comentou. O edital de chamamento público deve ser lançado ainda no mês de maio, em parceria com Emater e OVG.

Ricardo Quirino, deputado estadual, conversou com Paulo Berinhgs ao vivo no Boa Noite Goiás de quarta-feira (3). O parlamentar fundou e preside a Comissão de Atenção a Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). “Devemos olhar a pessoa idosa não pela idade. Nós temos que enxergar aquele cidadão, acima de 60 anos, tem uma vida, é um ser humano. Não podemos simplesmente apagar a história dele e olhar como cidadão que está envelhecido, que já teve seu tempo. Não existe isso. Temos que olhar para a trajetória”, explicou. Ele apresentou um projeto de lei para garantir celeridade na apuração de crimes contra os mais velhos. “A pessoa idosa já goza de prioridade em muitas situações. Então, através desse projeto queremos que essa prioridade comece já no procedimento investigatório”, explicou. “Esse projeto que nós apresentamos, é um braço do Estatuto do Idoso, quem em seu artigo 71 prevê que todo procedimento tenha um caráter prioritário”, concluiu.

Na quinta-feira (4), o Boa Noite Goiás recebeu Luciano de Moura, subsecretário de Vigilância e Atenção Integral à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde. Ele veio falar sobre a liberação da vacinação de gripe para toda a população, a partir de seis meses de idade, que tem início no sábado (6), com o Dia D, em todos os municípios goianos. “Havia muita procura e tinha a limitação por faixa etária e grupos prioritários. Observamos que a síndrome respiratória estava acometendo pessoas jovens ou fora desses grupos. Por isso, que a Secretaria Estadual decidiu aumentar esse escopo de vacinação. Houve um aumento na curva de óbitos, que foi o que nos preocupou. Até agora, em 2023, tivemos 16 óbitos”, detalhou. Ele reforçou também que a vacina bivalente contra a covid-19 também está liberada para todos os públicos. “A vacina contra a gripe e a vacina bivalente da covid podem ser aplicadas ao mesmo momento. Pode tomar vacina contra a gripe em um braço e contra a covid no outro, ao mesmo tempo. Uma não impede a outra”, garantiu ao citar estudos que avaliaram essa segurança. Luciano também comentou sobre surtos da síndrome mão-pé-boca em escolas e alguns municípios, além do serviço de cardiopediatria do Hugol, entre outros assuntos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo