Boa Noite Goiás trata de cultura, administração penitenciária e IRPF 2023

Os programas da semana receberam a secretária de Cultura de Goiás, Yara Nunes, o diretor-geral de Administração Penitenciária da Polícia Penal, Josimar Pires, e o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Henrique Ricardo

O Boa Noite Goiás Especial do último domingo (7), recebeu Yara Nunes, secretária de Cultura de Goiás (Secult). A conversa tratou de diversos temas e projetos tocados pela pasta. Yara iniciou na secretaria como interina e foi efetivada titular no fim do mês de abril. Ela comentou que está entre seus principais objetivos levar projetos culturais e fomentar a cultura em todo o Estado de Goiás. “A gente já vem trabalhando há algum tempo para levar os recursos para o interior, para pulverizar os recursos da Secult para que todos aqueles que trabalham com cultura, que trabalham com as artes, que preservam a nossa tradição goiana tenham a oportunidade de captar recursos via secretaria. E, para que a Secult possa ser mais uma mão, mais um braço não somente para essas pessoas, mas também para as prefeituras das pequenas cidades, que tanto precisam”, declarou. Os editais de fomento, promoção de eventos de grande porte no estado e a restauração de prédios culturais e igrejas também foram temas do bate-papo. “Não adianta restaurar prédios, deixá-los lindos e maravilhosos se eles não vão ser ocupados”, analisou.

O diretor-geral de Administração Penitenciária da Polícia Penal, Josimar Pires, foi o convidado do Boa Noite Goiás na terça-feira (9). Ele falou, entre outros assuntos, sobre o aumento da produção industrial e da oferta de atividades laborativas dentro das unidades prisionais e também em atividades externas, com o uso mão de obra carcerária. “O objetivo é que o reeducando passe a enxergar um horizonte, em que ele pode transformar sua vida, transformar a vida da sua família e, realmente, sair do mundo do crime”, analisou. Ele falou ainda que há cerca de 5 mil presos, em todo o Estado de Goiás, que estão matriculados em projetos educacionais, no sistema EJA (Educação de Jovens e Adultos). “Isso permite que o preso, dentro do Sistema Penitenciário, possa se alfabetizar e conseguir alcançar o Ensino Médio, para sair da unidade prisional com condições de ingressar numa universidade, por exemplo”, explicou. Ele detalhou também as alterações em alguns presídios, como com a visita virtual e espaço de brinquedotecas, para receber adequadamente as crianças que visitam parentes apenados. Ele comentou ainda que está em andamento concurso para a Polícia Penal, além falar sobre as parcerias com órgãos estaduais, para uso de mão de obra carcerária para reforma reforma em escolas, limpeza de ruas e manutenção de parques e praças.

Com o prazo se encerrando para entregar a Declaração de Imposto de Renda 2023, o Boa Noite Goiás de quarta-feira (10), recebeu o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, Henrique Ricardo. O contador esclareceu as principais dúvidas dos telespectadores e internautas sobre como ajustar as contas com o Leão, que têm até 31 de maio para enviar os dados. Henrique relembrou os casos em que é obrigatório declarar, como quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2022. Ele falou ainda dos documentos necessários e da facilidade de usar a declaração pré-preenchida no site da Receita Federal e que também há uma possibilidade de escolher para onde irá a sua cota. "Existe a possibilidade de poder contribuir para o lado social. Destinando uma parte do imposto a pagar para os fundos da criança e do adolescente e das pessoas idosas. Você pode dizer para qual município quer fazer a doação ou para o fundo estadual, que pode ser de até 3% do seu imposto devido", reforçou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo