Brasil Central faz parte do 1º lugar em transparência no Brasil

Avaliação da qualidade da informação contábil e fiscal é realizada pela Secretaria do Tesouro Nacional nos 26 estados e no Distrito Federal. Em quatro anos, Goiás subiu do 19º para o primeiro lugar

O Governo de Goiás conquistou o 1º lugar e a nota A no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal dos Estados, com 99,5% de acertos nas verificações realizadas pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). Na quarta-feira (11), técnicos da Secretaria da Economia entregaram a representantes da Agência Brasil Central (ABC) o troféu e o diploma de nota A, referente à participação da autarquia na conquista do resultado. Os dados são referentes ao ano de 2022 e mostram que, de 2019 para cá, Goiás saltou da 19ª colocação para o 1º lugar.

Os representantes da Brasil Central que receberam o troféu e a certificação agradeceram a deferência e afirmaram que o órgão trabalha com afinco para cumprir as determinações do governador Ronaldo Caiado, de primar por uma política de total transparência nas suas ações. Sobre essa premiação e a performance do governo, o governador observou que isso resulta do compromisso do seu governo com a transparência da gestão pública e com o respeito ao dinheiro do contribuinte.

O resultado foi divulgado em agosto deste ano e todos os órgãos da administração pública estão recebendo essa honraria, confirmando o bom trabalho dos mais de 100 contadores do governo responsáveis pela organização dos dados da administração pública do governo goiano. As informações são prestadas por eles por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi). Goiás conquista, pelo segundo ano consecutivo, a nota A, que é concedida aos entes federativos que cumprem mais de 95% das verificações.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo