Brasil Central reabre academia para servidores

A Academia ficou fechada durante o período da pandemia da Covid-19 e volta a funcionar agora das 6 às 19 horas

A Academia para exercícios físicos dos servidores do complexo da Agência Brasil Central (ABC), Secretaria Estadual de Saúde (SES), Secretaria Estadual de Educação (Seduc) e terceirizados, que lá trabalham, voltou a funcionar dia 27 de fevereiro deste ano e está indo de vento em popa, com a assistência dos educadores físicos Tatiane Mota e João Heitor. Ela funciona das 6 às 19 horas e já conta com uma grande adesão, pois das 100 anamneses impressas restam poucas, segundo o professor João Heitor. Anamnese é uma entrevista para se conhecer o histórico de saúde da pessoa e é feita para dar ao profissional os caminhos mais adequados de orientação a quem se submete também a um acompanhamento físico.

O período da pandemia da Covid-19, quando as atividades da academia ficaram paralisadas, foi difícil, afirmou a professora Tatiane, mostrando que está com muito vigor, voltou com a força toda, a academia se encontra bem equipada e os professores esperançosos pela adesão dos funcionários. Para se inscrever, o funcionário precisa apresentar um atestado médico, sinalizando que está em boas condições de saúde para realizar exercícios físicos. Sobre o trabalhador fazer academia no local de trabalho, João Heitor explicou que “existem diversos estudos sobre os benefícios da atividade física, como melhora das questões cognitivas, foco, psicológico, de postura, diminuição dos problemas de LER e DORT etc”. Disse ainda que há estudos mostrando que os praticantes de atividade física melhoram em até 45% o seu nível de produtividade laboral.

Adepta de atividade física em academia há muito tempo e assídua na academia do complexo, a funcionária da ABC Tatiana Helrigle apontou duas principais vantagens para a prática de atividade física no local de trabalho: o funcionário não perde tempo no trânsito, se deslocando, e a questão financeira, visto que o serviço é gratuito. Segundo ela, a academia ficou muito boa, “os profissionais de lá são ótimos e dão uma ótima assistência para a gente”. No mundo de hoje, disse, a logística pessoal é muito importante, inclusive para a pessoa praticar exercício físico, porque sendo a academia no local de trabalho ela não fica com preguiça de ir e nem dá desculpa de ter de se deslocar. “A gente economiza dinheiro, não precisando pagar a mensalidade da academia, e há a questão da saúde, pois tendo academia na ABC eu vou mais vezes, faço exercício com mais assiduidade e me mantenho saudável com muito mais facilidade”, assinalou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo