Caiado vai a Brasília em busca de recursos para Goiás

Governador participou de reunião do Condel, se reuniu com o ministro da Integração Regional e com o senador relator setorial da Saúde

A 19ª  Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel/Sudeco) foi realizada nesta quarta-feira (6), em Brasília. O encontro reuniu conselheiros, e contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, do vice-governador do Mato Grosso do Sul, Barbosinha, e do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Eles discutiram os investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) nos setores rural e empresarial, como mostrou reportagem exibida nesta quinta-feira (7) no programa O Mundo em sua Casa.

“Eu tenho certeza que, cada vez mais, o Condel ganha uma dinâmica aí com a liderança da Rose Modesto (superintendente da Sudeco), mas com uma participação muito precisa, colaborativa e engajada também de todos os conselheiros, muito especialmente dos governadores e vice-governadores, além dos órgãos do governo federal”, afirmou o ministro Waldez Góes. O vice-governador Barbosinha (MS) lembrou que os assuntos pautados no Condel fazem com que o Centro-Oeste continue a crescer acima da média nacional. Para Ronaldo Caiado, o importante é que o dinheiro do FCO possa ser aplicado para gerar emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

FCO

O FCO é um importante instrumento de desenvolvimento regional. Desde 2019 já liberou mais de R$ 16 bilhões para financiamentos em Goiás, garantindo a geração de 708 mil empregos diretos. A reunião foi realizada também para discutir o calendário do próximo ano. Segundo o superintendente da Sudeco, Rose Modesto, como não há dinheiro suficiente para atender toda a demanda, o intuito é distribuí-lo de forma que possa alcançar principalmente as pequenas e médias empresas, que são as responsáveis por mais de 70% dos empregos na Região Centro-Oeste e no Brasil.

Também em Brasília, o governador de Goiás foi recebido nesta quarta-feira (6) em audiência pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Goés, com quem discutiu dois projetos de fruticultura e de  piscicultura destinados a atender a população do Nordeste Goiano. E em busca de mais recursos para Saúde, se reuniu com o senador Marcelo Castro, do Piauí, que é o relator setorial da área no projeto de proposta orçamentária da União para 2024. Caiado argumentou que as policlínicas e os hospitais de média e alta complexidade têm onerado muito os cofres estaduais.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo