Calor muda rotina nas escolas da rede estadual

Recomendações da Seduc visam proporcionar conforto aos estudantes

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recomendou às escolas da rede pública estadual a adotarem medidas para minimizar os efeitos produzidos pelo calor e baixa umidade relativa durante as aulas nesta época do ano em Goiás. Reportagem veiculada no O Mundo em Sua Casa desta sexta-feira (22), mostrou algumas alterações na rotina para o bem-estar dos estudantes, professores e servidores das unidades de ensino.

Durante as aulas de Educação Física, a quadra de esportes foi substituída pelo pátio da escola, com atividades recreativas e pedagógicas. “Menos correria, mais jogos de raciocínio e lúdicos” explicou o professor de Educação Física, Marcelo Andrada. Os alunos aprovaram as medidas para assegurar as condições de saúde. “O calor, querendo ou não, dá mais fadiga nas pessoas”, contou Victor Gabriel Alves, do 9º ano. A alimentação também recebeu atenção.

Na hora do lanche, os alunos sentiram diferença no cardápio, agora com mais frutas, alimentos de fácil digestão e grande concentração de líquidos. “São muitas frutas boas. Eu estou gostando do lanche, mudou muito”, comemorou a Maria Clara Pettine, aluna do 7º ano. A chefe do Núcleo de Segurança e Saúde do Servidor e do Estudante da Seduc, Jaqueline Cornetti, acrescentou orientações para que não haja prejuízo de saúde e no aprendizado. “Tomar água com frequência, levar garrafinhas para dentro da sala de aula, fazer uso mais frequente do banheiro”, frisou.

Cornetti ainda destacou a conexão da equipe escolar e a boa relação com a Seduc. “O governador é extremamente preocupado com a saúde”, ressaltou. Para amenizar mesmo o calor, os alunos serão contemplados com a instalação de ar-condicionado. “São dois para cada sala. O governador Ronaldo Caiado mandou para todos os CEPIs e, agora, vamos fazer com que aconteça nos próximos 15 dias”, contou a gestora do Centro de Ensino em Período Integral Professora Lousinha Carvalho, Elândia Martins.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo