Defesa animal, queimados e preços de carros no Boa Noite Goiás

Os programas da semana receberam o deputado estadual Wagner Neto; Amanda Santos, superintendente de Regulação da Secretaria de Saúde; Fabiano Calixto, chefe da unidade de queimados do Hugol e os economistas Bruno Fleury e Bruno Martins

O Boa Noite Goiás desta terça-feira (13), recebeu o deputado estadual Wagner Neto. O parlamentar preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alego e comentou sobre diversos assuntos durante sua participação no programa, como sua trajetória na política, a malha viária de Goiás e maus tratos a animais. Ele apresentou projeto para a estruturação de um portal eletrônico de denúncias para uma Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. “Foi uma forma inteligente para fazer com que qualquer cidadão possa fazer esse monitoramento e fazer essa denúncia através do portal. E, a partir do momento da criação de um portal como esse, você faz que o cidadão pense antes de maltratar um animal”, explicou. Ele também falou sobre o recém-lançado posto de atendimento do Programa Mais Emprego na Assembleia Legislativa de Goiás. “Uma das maiores demandas que a gente tem ao receber o público são os pedidos de emprego. A gente poder ter uma sala dessa aqui na Assembleia Legislativa você dá oportunidade àqueles que estão desempregados”, celebrou.

O tratamento para queimaduras no Estado foi o tema do Boa Noite Goiás desta quarta-feira (14), que recebeu Amanda Santos, superintendente de Regulação da Secretaria Estadual de Saúde, e Fabiano Calixto, chefe da unidade de queimados do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). Eles explicaram que a unidade de saúde é referência na área nos atendimentos de média e alta complexidade. “São pacientes que têm queimaduras de 2º ou 3º graus. Nos adultos, com uma área superior a 20% e nas crianças acima de 10%, ou ainda com queimaduras em áreas consideradas nobres, como face, região do períneo ou mão e pé. Também pacientes com queimaduras profundas nas áreas de articulação, que precisam ser tratada por alterar a parte funcional do paciente no futuro”, detalhou Fabiano. Amanda comentou sobre o funcionamento da área de regulação e os períodos de maior risco, por questões climáticas e festas de juninas. “A gente tem mais episódios nos meses de junho, agosto e setembro enquanto estamos no período seco, sem chuvas”, reforçou. Fabiano também aconselhou sobre as ações imediatas para casos de queimaduras. “O ideal é que a pessoa procure um lugar com água corrente, pode ser debaixo do chuveiro, na torneira, com uma mangueira e jogue água na região para reduzir o dano que o calor poderia causar, trazendo alívio e já limpando a região. Não é aconselhado usar borra de café, manteiga, produtos que podem levar a uma infeção e piorar a queimadura”, explicou.

O Boa Noite Goiás de quinta-feira (15) discutiu o programa de desconto para carros populares do governo federal com o professor de economia Bruno Fleury e o economista Bruno Martins. Martins é a favor do projeto, por acreditar que ele representa incentivo à economia e redução de impostos. “A medida vem para manter e subsidiar a existência da indústria automobilística, que é de extrema importância para a economia brasileira e para diversos estados”, ele comentou ao afirmar que a área de automóveis representa uma fatia de 20% da indústria brasileira. “Não podemos desconsiderar as medidas de curto prazo, que são benéficas para a economia e transformá-las, de alguma maneira, em algo a longo prazo”, acrescentou. Fleury se declarou contrário à medida, por considerá-la populista, que irá vigorar por pouco tempo. “O que isso vai trazer de incentivo para a economia e indústria automobilística se daqui a 60 dias o preço dos carros vão voltar ao que eram antes, por não ter mais o incentivo do imposto?”. Ele defende que para haver uma mudança de cenário é necessário a aprovação da reforma tributária, incentivo ao transporte coletivo e aos carros elétricos ou híbridos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo