Delegação chinesa visita Goiás e discute incremento da relação comercial

O primeiro compromisso dos chineses foi um almoço na sede da Federação da Agricultura, em Goiânia

A delegação chinesa foi recepcionada em Goiânia, nesta terça-feira (15), com um almoço na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg). Reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (16) mostrou que os chineses foram presenteados com lembranças que remetem à cultura goiana, como chapéus e livros sobre a história de Goiás. A China é o destino de 46% das exportações goianas, o equivalente a cerca de US$ 6 bilhões por ano. Entre os produtos mais vendidos estão o complexo soja e carnes.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo, desejou que “esse momento histórico tenha desdobramentos extremamente importantes; seja no aprimoramento da relação comercial com este importante parceiro, como também no compartilhamento de tecnologias, que são fundamentais para o desenvolvimento do Estado de Goiás.”

O evento contou com as presença do vice-governador Daniel Vilela, do embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqio, e de outras lideranças de classe e políticas. Ele destacou que a visita de três dias da delegação chinesa a Goiás é a demonstração do grande prestígio que Goiás desfruta com a China. “(Este) é um momento muito especial para Goiás. E a gente entende que poderá potencializar essa, que é a principal parceria comercial do nosso Estado”, afirmou.

Cooperação

Na entrevista, o embaixador Zhu Qingqio destacou que, nos últimos anos, a cooperação entre Goiás e a China está crescendo muito rapidamente. Segundo ele, depois da visita do presidente Lula, a relação entre os dois países entrou em uma fase de desenvolvimento, e que Goiás sempre desempenha um papel muito importante. Contou ainda que a visita da delegação chinesa a Goiás tem como objetivo ver de perto as potencialidades de cooperação no futuro. 

O presidente da Faeg, José Mário Schreiner, declarou: “Nós fomentamos o comércio bilateral, não só vendendo para a China, mas para que possamos comprar tecnologia de ponta e digital, como o próprio embaixador falou”. Disse que, para os produtores rurais goianos, a parceria comercial é extremamente importante. E citou que o segmento está importando tratores da China, “que são tratores espetaculares, que estão entre as melhores marcas do mundo.”

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo