Detran Goiás realiza atendimento em Libras

No Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais, o Jornal Brasil Central mostrou como o Detran faz para ajudar os motoristas goianos que são surdos

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Goiás mantém um serviço muito importante na inclusão social de pessoas com deficiência, em especial os surdos. O órgão oferece atendimento em Libras a quem precisa tirar carteira de habilitação ou resolver outras necessidades ligadas ao trânsito e mobilidade nas cidades.

O atendimento em Libras é realizado tanto de forma presencial na sede do Detran quanto virtual, em chamada por videoconferência. Entre os serviços disponibilizados para o motorista surdo estão suporte na abertura dos processos de aquisição ou renovação da CNH e interpretação da prova teórica. Em entrevista ao Jornal Brasil Central, o presidente do Detran, Waldir Soares, disse que objetivo do governo é trabalhar pela inclusão das pessoas com deficiência.

Dia Nacional da Libras

A reportagem sobre o atendimento em Libras do Detran contou com a colaboração da professora Edna Misseno, especialista na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ela esteve no estúdio do Jornal Brasil Central falando sobre essa linguagem, que é uma ferramenta importante na inclusão social das pessoas surdas.

Na entrevista, a professora Edna deu detalhes sobre a Libras e o universo linguístico das pessoas com surdez. Ela falou também da importância de mais pessoas se habilitarem na língua de sinais para aumentar o número de falantes e assim ajudar na inclusão social das pessoas surdas. Edna Misseno finalizou sua participação no telejornal da TBC citando os cursos de Libras disponíveis em Goiânia.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo