Dia Mundial do Autismo conta com programação especial no Crer

A unidade do Governo de Goiás oferece sessão adaptada de cinema, debate on-line e Roda de Conversa sobre autismo

Entre os dias 3 e 6 de abril, O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) preparou atividades para os pacientes autistas e seus familiares para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 2 de abril foi escolhido com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi o que mostrou reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa desta terça-feira (4).

Nesta terça-feira (4), o Crer promoverá um debate on-line com o tema “Serviço Social: Direitos e Deveres da Pessoa com Deficiência”. A programação é aberta ao público, com transmissão às 16h. A unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) oferecerá sessão especial do Cinema Azul nesta quarta-feira (5), no auditório, às 10h. Na próxima quinta-feira (6), às 7h30, haverá uma Roda de Conversa com a psicóloga Nise van der Linden para os pais dos pacientes da Clínica Intelectual do Crer com o tema “Autismo e as Relações Familiares”.

O distúrbio de neurodesenvolvimento é caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. O diagnóstico correto do autismo é um conjunto de sinais e sintomas. Dois domínios devem ter alteração, que é o da comunicação social, que envolve a linguagem, seja verbal ou não-verbal, e interação social.

A gerente de Reabilitação Auditiva e Intelectual do Crer, Thaís Nasser, explica que os pacientes são encaminhados após avaliação em uma unidade básica de saúde, via Complexo Regulador Estadual da SES, e começam a receber acompanhamento multiprofissional no Crer. “Passam aqui por uma avaliação global, na qual estabelecemos um projeto terapêutico melhor para a criança” explicou. A gerente reforçou que, para o sucesso das terapias, o envolvimento da família é primordial. Hoje o Crer assiste cerca de 200 crianças e adolescentes com TEA e é referência no atendimento de pacientes autistas de todo o Estado.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo