Economia de Goiás cresce 4,1% em maio

Estado registrou o sexto maior crescimento do Brasil, superando média nacional de 2,1%

De acordo com a pesquisa do Índice de Atividade Econômica (IBCR) de Goiás, que é a prévia do Produto Interno Bruto (PIB), divulgada pelo Banco Central (BC), a economia goiana cresceu 4,1% em maio deste ano na comparação com o mesmo mês de 2022. Reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (26) mostrou que o resultado é superior à média nacional, que apresentou aumento de 2,1% no mesmo período. A análise mostrou que Goiás alcançou o sexto maior crescimento entre os Estados com o IBCR divulgado. 

No acumulado do ano, Goiás apresentou crescimento de 2,9%, ficando na sétima posição, Neste período, o crescimento nacional foi de 3,6%. O gerente de Macroeconomia e Previsões do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Sávio Oliveira, destaca que o avanço sólido de Goiás, com foco na geração de emprego, tem sido o ponto forte do Governo. “Somos o Estado que mais gerou emprego em maio no Centro-Oeste, principalmente no setor de serviços. Isso mostra que o Estado tem feito algo diferente, tem tomado atitudes e realizado políticas que nos diferenciam do restante do País”, pontuou.

Na capital, a Região da 44 é referência no crescimento da atividade econômica goiana. O vice-presidente da Associação Empresarial da Região da 44, Célio Abba, afirma que a expectativa para o fim de ano é otimista. “A indústria de confecção sofreu muito com a pandemia e, em sua retomada, teve muita dificuldade em encontrar mão de obra. Agora com programas, como o Cinturão da Moda, nós sentimos uma melhora significativa”, explicou. 

O secretário de Estado da Retomada, César Moura, falou sobre o esforço da atual gestão para qualificar os cidadãos e promover o fomento da economia. “O Estado de Goiás é o único local onde uma indústria ou uma empresa qualifica o profissional de forma gratuita”. Ainda de acordo com Moura, o Estado investe “mais de R$ 100 milhões por ano em qualificação profissional”. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo