Economia goiana é a terceira que mais cresce no País

Índice publicado pelo Banco Central aponta que a atividade econômica de Goiás registrou alta de 5,13% em junho último sobre mesmo mês do ano passado

O Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), medido pelo Banco Central, que é uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), apontou que em junho deste ano a economia goiana cresceu 5,13% em comparação ao mesmo período do ano passado. A análise mostra também que Goiás ocupa a terceira posição no ranking dos Estados cujas economias mais avançaram no País. Reportagem sobre o tema foi veiculada no programa O Mundo em sua Casa desta terça-feira (22).

Segundo o superintendente de Macroeconomia do Instituto Mauro Borges de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (IMB), Sávio da Costa Oliveira, no mês anterior da análise, ou seja, em maio, a economia goiana já havia registado alta mais de 4%, resultando em um crescimento acumulado expressivo no bimestre maio-junho. Ele apontou como destaque o setor de serviços. “Naturalmente, esse crescimento do PIB se reflete num aquecimento do mercado de trabalho”, destacou, lembrando que em junho foram criados no Estado mais de 5 mil empregos formais, boa parte deles no setor de serviços.

Sávio Oliveira citou o aumento de mão de obra qualificada no Estado e que isso aconteceu por conta de ações promovidas pelo Governo do Estado, com foco principalmente nos jovens. Outro setor importante é o agronegócio, que segue sendo a mola propulsora da economia goiana, conforme ressaltou o secretário da Indústria e Comércio, Joel Sant’Anna. Goiás tem atraído novas empresas por conta dos distritos agroindustriais. O presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás (Codego), Francisco Júnior, informou que atualmente existem 22 áreas aguardando  estudos para sediarem novos distritos agroindustriais.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo