Estado e prefeitura de Aparecida lançam o programa Família Acolhedora

Iniciativa é mais um mecanismo de proteção social que objetiva dar melhores condições de vida a crianças e adolescentes que sofrem maus tratos das próprias famílias

A primeira-dama do Estado e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos e o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, lançaram na quinta-feira (30) o programa Família Acolhedora, que prevê a adoção de crianças e adolescentes de zero a 18 anos que estejam com medida protetiva de afastamento familiar, situação que ocorre quando essas pessoas são submetidas as maus tratos e/ou qualquer tipo de ameaça em seus próprios lares. O anúncio do programa e os detalhes da parceria foram mostrados no programa Boa Noite Goiás.

“É uma alternativa para dar dignidade a crianças e adolescentes que sofrem algum tipo de violência em suas próprias casas, por meio do acolhimento por outras famílias preparadas para isso e que tenham condições de cuidar dessas crianças”, afirmou Gracinha Caiado após assinar o Termo de Cooperação entre Estado e prefeitura de Aparecida. O prefeito Vilmar Mariano reforçou que o resultado será muito positivo. “Estamos falando de vidas, estamos falando de famílias em vulnerabilidade e, certamente, as crianças acolhidas terão melhores condições com as famílias acolhedoras”, argumentou.

O secretário Wellington Matos explicou que os preparativos para esse programa começaram há alguns meses e agora as famílias interessadas já podem se cadastrar para as primeiras adoções que devem ocorrer a partir de janeiro. “É bom frisar que as famílias acolhedoras terão ajuda do Governo Estadual no valor de um salário mínimo por criança acolhida e, em caso de alguma deficiência, haverá acréscimo de mais 30%”, detalhou o titular da Secretaria de Desenvolvimento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo