Estimativa mantém Goiás como terceiro maior produtor de grãos do país

Alta de 20,9% na produção nacional destaca milho e soja, culturas fortes no Estado

A mais recente estimativa de safra do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) projeta que Goiás seguirá como terceiro maior produtor nacional de grãos. O levantamento de setembro indica alta de 20,9% para a colheita nacional de grãos neste ano em relação a 2022. Serão 318,1 milhões de toneladas, com destaque para milho e soja, dois grãos muito cultivados em Goiás.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central desta terça-feira (17), Patrícia Honorato, superintendente de Produção Rural da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária (Seapa), disse que o resultado consolida um crescimento constante que a agricultura goiana vem experimentando ao longo das últimas safras. Segundo ela, isso vem num contexto de investimento em tecnologia, armazenamento e condições climáticas favoráveis.

Patrícia Honorato disse ainda que o crescimento de safra e área plantada demonstram também um aumento da diversificação de culturas no estado. Segundo ela, as próprias estimativas de safra do IBGE mostram um crescimento de colheita também em produtos como mandioca, uva e banana, três culturas que vêm recebendo investimentos do governo de Goiás em programas específicos de processamento de mandioca e fruticultura.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo