Evento reforça a força do setor de mineração no Estado

1ª edição do Minera GO, promovida pela SIC, foi aberta nesta terça-feira (12) com o objetivo de discutir políticas públicas para o setor

A 1ª edição do Minera GO, promovida pela Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC), foi aberta nesta terça-feira (12) e reúne na Assembleia Legislativa (Alego) representantes do setor mineral goiano e nacional para discutir políticas públicas voltadas ao setor. Durante o evento, será apresentado o Plano Estadual de Recursos Minerais, além de um mapeamento da atividade no Estado. Reportagem sobre o assunto foi veiculada no Boa Noite Goiás.

O Minera GO reforça a importância do setor da mineração para a economia estadual. Goiás ocupa hoje a quarta posição nacional em arrecadação mineral (atrás somente do Pará, Minas Gerais e Bahia), com mais de 30 minérios comercializados e produção de R$ 8,5 bilhões registrada em 2021. A expectativa da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (SIC) é aumentar ainda mais os rendimentos no setor mineral, que correspondem hoje a cerca de 30% do PIB goiano e aproximadamente 20% das exportações estaduais. 

Segundo o titular da SIC, Joel Sant’Anna, o intuito é mostrar o potencial goiano no setor de mineração. “Nós temos um solo ainda rico, nós temos ainda muitas jazidas não exploradas”, completou. O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, cidade conhecida por suas esmeraldas, destacou o apoio governamental, por meio do Fundo Estadual de Mineração. E informou que o município, em parceira com o Sebrae, está fazendo a identidade geográfica das suas esmeraldas. “Também ganhamos um edital da USP, em parceria com o Governo do Estado, para (a instalação de) um Arranjo Produtivo Local (APL), para a gente agregar valor à nossa produção”, afirmou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo