Exportações goianas cresceram 37% em agosto

Saldo positivo foi de US$ 810 milhões com destaque para vendas à China de soja, milho e carnes

Na esteira dos bons resultados nacionais do agronegócio exportador, Goiás fechou agosto com um resultado positivo de US$ 810 milhões no comércio exterior. O valor representa um aumento de 37% sobre o mesmo período do ano passado, mantendo o estado em oitavo lugar no ranking nacional de exportação. Na pauta goiana, grãos e carnes seguem liderando as vendas externas.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central desta segunda-feira (11), o secretário Joel de Sant’Anna Braga Filho, titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), disse que os números refletem a força do comércio internacional do empresariado goiano especialmente com os países asiáticos, com a China à frente. Ele citou a soja, milho e carnes como principais produtos exportados (representaram 74% do volume) e disse que, no governo Caiado, as vendas mais do que dobraram em dólar.

O secretário afirmou que o esforço do governo agora é para ampliar as exportações também dos pequenos e médios empresários de diferentes setores e não só do agronegócio. Sant’Anna Braga citou a confecção e os cosméticos produzidos em Goiás como potenciais setores com capacidade de entrar no mercado internacional. Para isso, o secretário citou parcerias da SIC com a Apex, agência federal de promoção de exportações, para capacitar os empresários goianos a entrar no comércio exterior. Ele afirmou, nesse sentido, que Goiânia vai sediar um evento regional da Apex no próximo mês.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo