Goiás assina o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal

Na ocasião, foi lançado também o Plano Estadual de Recuperação de Altas Coberturas Vacinais, denominado Vacina Mais, Goiás

O Governo de Goiás e o Conselho Nacional do Ministério Público assinaram em Goiânia, nesta quarta-feira (27), o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal. Na ocasião, foi lançado também o Plano Estadual pela Recuperação das Altas Coberturas Vacinais, denominado Vacina Mais, Goiás. Reportagem veiculada nesta quinta-feira (28) no programa O Mundo em sua Casa mostrou o evento, que foi realizado no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico.

Segundo o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Jayme Martins de Oliveira Neto, o governador Ronaldo Caiado “dá uma demonstração importante, no nosso ponto de vista, porque é um dos primeiros a nos chamar de volta ao Estado para dizer que vai desenvolver uma série de ações visando melhorar os índices vacinais”. O procurador-geral do Estado, Cyro Terra, afirmou: “Nós precisamos da ajuda dos prefeitos, da ajuda dos demais órgãos do Estado. E o Ministério Público fez essa articulação, a partir de uma iniciativa do Conselho Nacional, e hoje Goiás faz a adesão e toma providências práticas para que essa realidade seja modificada”.

Cobertura vacinal

Com a pandemia da Covid-19, muitos pais deixaram de levar seus filhos para vacinar e doenças voltaram a preocupar. A  superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Flúvia Amorim, lamentou que a cobertura vacinal do Estado esteja muito abaixo do que é necessário, inclusive em campanhas como a da Influenza, realizada recentemente. “Mas a gente tem uma preocupação maior ainda em relação às crianças, à cobertura vacinal na infância, porque ela vai garantir a proteção para a vida adulta”, completou.

Em seu pronunciamento, o governador Ronaldo Caiado reforçou a missão dos municípios de promover a imunização. E lamentou o fato de que 200 mil doses de vacina da Covid terão de ser descartadas, porque não foram aplicadas e o prazo de validade está no limite. Ele garantiu que, quando houver a nova avaliação vacinal por parte do Conselho Nacional do Ministério Público, Goiás vai alcançar o compromisso de vacinar sua população.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo