Goiás assina parceria para universalizar o saneamento

Parceria com o BNDES prevê ampliar investimentos no setor do Estado, com maior número de municípios atendidos

O Governo de Goiás firmou nesta quinta-feira (14) contrato com o Banco nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na área de saneamento básico, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A parceria prevê ampliar os investimentos no setor e universalizar os serviços até 2033, atendendo ao Novo Marco Legal do Saneamento. De acordo com matéria veiculada no Boa Noite Goiás, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) conduzirá contrato que prevê diagnóstico atual cenário em 217 municípios goianos e a estruturação de projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O governador Ronaldo Caiado e o secretário de Infraestrutura, Pedro Sales, assinaram contrato com diretor do BNDES, Nelson Henrique Barbosa Filho. A parceria prevê a realização de estudos técnicos operacionais, socioambientais, jurídicos e econômico-financeiros para a estruturação de modelagem de PPP. “Nosso foco é definir ações para impulsionar a política pública de saneamento em Goiás”, explicou Sales.

Caiado esclareceu que “estamos contratando o BNDES, que tem expertise, tem capacidade de apresentar as melhores alternativas. E Goiás vai, dentro da análise feito pelo banco e de acordo com aquilo que foi definido entre os 217 municípios, discutir com prefeitos e deputados para escolher o modelo que será oferecido para aquilo que a Saneago não tem o braço para alcançar”. Nelson Henrique pontuou que a parceria fornecida pela instituição financeira abrange o desenvolvimento do melhor modelo de negócio, estruturação do processo e posterior divulgação do modelo escolhido, bem como assessoramento na licitação. “As empresas, que eventualmente façam essa parceria, poderão pedir financiamento junto ao BNDES”, finalizou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo