Goiás conclui transferência do controle de energia para a Equatorial

Etapa conclui processo de venda da empresa; novo grupo está atuando desde janeiro no Estado

O governador Ronaldo Caiado participou nesta quinta-feira (23) do evento que oficializou a venda da antiga concessionária de energia em Goiás, Enel Distribuição, para o novo grupo, a Equatorial Energia. O documento de transferência foi assinado por representantes das duas empresas e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em cerimônia no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O governador Ronaldo Caiado garantiu que vai exigir a prestação de serviço de qualidade e investimentos para melhorar a distribuição de energia em Goiás. A TV Brasil Central fez cobertura ao vivo da assinatura do controle societário. 

A Equatorial Energia comprou a Enel Distribuição em Goiás por quase R$ 1,6 bilhão. Com o fechamento do acordo, ela assumiu um total de R$ 5,7 bilhões em dívidas. A saída da Enel começou a ser articulada em meados do ano passado, diante do não cumprimento de metas de atendimento estabelecidas pela Aneel. A Equatorial assumiu o serviço em janeiro deste ano e anunciou um plano de 100 dias para reestruturação das áreas técnicas, operacionais, comerciais e de relacionamento com clientes. O governador Ronaldo Caiado lembrou que “o crescimento de Goiás foi afetado pela falta de energia elétrica” e se comprometeu a “continuar cobrando soluções para o gargalo da energia em Goiás.

A empresa é responsável pelo atendimento de 237 municípios goianos, que abrigam 3,3 milhões de unidades consumidoras. O presidente da Equatorial Energia, Augusto Miranda, lembrou que a empresa já é responsável pela distribuição de energia nos Estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Alagoas e Amapá e que vai trabalhar para “ter uma agenda permanente de discussão para que a gente possa alinhar os vetores para atender as necessidades da sociedade”. O presidente de Equatorial em Goiás, Lener Jayme, comemora o cumprimento de 57% de conclusão do plano de 100 dias. “Estamos evoluindo dentro do planejado. Todas as ações para implantar a metodologia Equatorial de gestão estão sendo cumpridas”, disse. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo