Goiás lança programa preventivo para a temporada de chuvas

Goiás Alerta e Solidário vai celebrar parcerias com municípios para lidar com as consequências dos temporais e minimizar danos à população

Com a chegada da temporada de chuvas de fim de ano, que tem previsão de ser mais severa este ano, o governo de Goiás lançou nesta quinta-feira (19) um programa preventivo para lidar com as consequências dos temporais, minimizando os danos à população. Batizado de Goiás Alerta e Solidário, a iniciativa mira especialmente os municípios das regiões Norte e Nordeste do Estado.

Lançado pelo Gabinete de Políticas Sociais em parceria com vários órgãos e prefeituras, o programa vai focar suas ações em 31 municípios com previsão de maior incidência de chuvas e também maior vulnerabilidade estrutural e social. Reportagem do Jornal Brasil Central acompanhou o lançamento do programa com as presenças do governador Ronaldo Caiado e da primeira-dama Gracinha Caiado.

Cimehgo prevê temporais maiores

O planejamento do governo está embasado nas previsões climáticas do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), órgão da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). De acordo com o órgão, Goiás terá o próximo período chuvoso mais intenso do que o verificado no ano passado, quando o estado sofreu com grandes estragos.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central desta sexta-feira (20), o gerente do Cimehgo, André Amorim, disse que do fim deste ano a início de 2024, cerca de 100 municípios poderão ter índices pluviométricos de cerca de 500 milímetros, 30% deles podendo atingir 1.000 milímetros de chuva, o que significa um volume muito grande de água em curto tempo, para o qual as cidades não conseguem dar vazão.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo