GoiásTec alcança a marca de 7 mil estudantes da zona rural e comunidades distantes

O programa proporciona conclusão do ensino médio a estudantes em escolas rurais e de pequenas localidades, através de metodologia de estudos mediada por tecnologia

Para ampliar a oportunidade de estudar, foi criado em 2020 o programa GoiásTec, pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). O programa alcança diferentes tipos de público e proporciona oportunidade de conclusão do ensino médio a estudantes da rede estadual em localidades de difícil acesso e comunidades rurais. O GoiásTec prioriza localidades como distritos, povoados, comunidades Kalunga e indígenas. “Estamos dando igualdade de oportunidade aos estudantes da área rural, como da área urbana. O que traz melhor aprendizagem e concorrência igualitária”, explicou Wanda Maria de Carvalho, gerente do programa GoiásTec, na Seduc, em entrevista ao Jornal Brasil Central desta quinta-feira (9). 

Com iniciativa, atualmente, 7.692 alunos assistem às transmissões de aulas via satélite, distribuídos em 569 turmas de 120 escolas polos. Os estudantes recebem Chromebooks e apostilas para auxiliar nos estudos e frequentam presencialmente as aulas, diretamente na escola, com transmissão do conteúdo de forma remota. Wanda contou que muitos alunos que não tiveram a oportunidade de seguir com os estudos, estão voltando às escolas por meio do programa. Em 2022, 1.700 estudantes concluíram os estudos. 

“A metodologia de ensino mediado por tecnologia proporciona ter acesso com qualidade”, explicou Wanda, ao lembrar também que as matrículas estão abertas. Para iniciar participar, basta procurar uma escola da rede estadual e fazer matrícula no GoiásTec. A expectativa da Seduc é atender 8 mil estudantes em 2023. 

ABC Digital 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo