Governo de Goiás abre 1.500 vagas para cursos gratuitos de robótica

O objetivo é promover a inclusão social e digital de jovens em vulnerabilidade podendo ser um facilitador da sua inserção no mercado de trabalho

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Campus Party, está com inscrições abertas para cursos de robótica nos 20 laboratórios Include, localizados em 19 municípios goianos. Ao todo, são 1.500 vagas para crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos. O gerente de articulação da Secti, Thiago Angelino, concedeu entrevista ao vivo nesta segunda-feira (17) ao Jornal Brasil Central e explicou o que é preciso para se candidatar a uma das vagas.

O curso é presencial, tem duração de quatro meses e é dividido em módulos como: cultura maker, robótica e programação. “Estamos com laboratórios de Norte a Sul, de Leste a Oeste. A intenção é diversificar e descentralizar a oportunidade de vagas”, disse Angelino. Os interessados precisam residir na cidade em que o laboratório se encontra e, para se candidatar, devem acessar o site da Secti, no menu Laboratórios Include.

“Inicialmente a gente trabalha com inclusão digital. Na maioria dos locais que levamos o laboratório, não existe nem laboratório de informática”, explicou. Ainda segundo o gerente de Articulação da Secti, o foco da secretaria é incluir o aluno no mercado de trabalho. “O mercado da tecnologia e da inovação está em destaque. Alguns alunos que participaram do programa se destacaram e foram contratados para serem facilitadores e monitores”. A previsão de início das aulas é no dia 31 de julho, com encerramento no dia 8 de dezembro. 

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo