Governo de Goiás adota qualificação técnica para alunos do ensino médio

Objetivo é garantir formação tecnológica dos estudantes para terem acesso ao mercado de trabalho. Conteúdos serão oferecidos em paralelo com o ensino regular

O Governo de Goiás, por meio de parceria da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Secretaria da Educação, lançou dois programas de qualificação em tecnologia destinado a estudantes do ensino médio que frequentam colégios de tempo integral e as escolas do futuro. São eles o Jornada para o Futuro e o Pense Grande Tech. A cerimônia de lançamento foi realizada na quarta-feira (22), no auditório do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com presença do vice-governador Daniel Vilela, da secretária da Educação Fátima Gavioli e dirigentes de entidades parceiras. Os trabalhos foram mostrados pela Brasil Central no programa O Mundo em Sua Casa.

“Goiás mais uma vez sai na frente. Estamos apostando na tecnologia para qualificar nossos jovens e prepará-los para o futuro”, afirmou o vice-governador Daniel Vilela. Já o secretário de Ciência, Tecnologia e Informação, Frederico Lyra Netto, explicou que nas unidades de ensino em que os programas serão implantados nesta primeira etapa, os alunos já sairão com diploma técnico de Desenvolvimento Web e Cyber Security ao terminarem o ensino médio. Já a titular da Educação, Fátima Gavioli, explicou que os alunos do ensino médio querem estudar, mas querem também formação técnica que seja capaz de inseri-los no mercado de trabalho. “Essa parceria vai salvar o ensino médio e a educação integral, com participação da Secti que levará formação, informação, capacitação e preparo”, asseverou.

O projeto, considerado ainda como piloto, vai abranger as cinco unidades das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs), e outras 14 unidades dos Centros de Educação em Período Integral (Cepis), das quais três em Goiânia e outras 11 cidades do interior. O programa Jornada para o Futuro é oferecido paralelamente com o ensino médio nos Cepis. Já o Pense Grande Tech é um novo curso técnico de ciência de dados que será criado nas EFGs. As duas iniciativas vão atingir cerca de 3 mil alunos em Goiânia e várias regiões de Goiás. A iniciativa tem apoio da Fundação Telefônica Vivo.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo