Governo financia construção de aeronave goiana de baixo custo

Um protótipo foi apresentado na Aviation XP Centro-Oeste, feira de aviação realizada dias 28 e 29 deste mês no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia

O Governo de Goiás, por meio da GoiásFomento, financia parte do projeto de um avião inédito no Brasil fabricado em Goiânia, o Fits F2, que voa a 200 quilômetros por hora, tem autonomia de até 10 horas e o custo médio da hora/voo de R$ 150,00, com capacidade para até três pessoas, podendo voar por até dez horas sem necessidade de abastecer. Ele possui paraquedas balístico, o que permite o pouso da aeronave em segurança mesmo com pane total elétrica, além de painel moderno e minimalista.

O Jornal Brasil Central fez reportagem mostrando o aeroplano que é destaque na Aviation XP Centro-Oeste, feira de aviação realizada ontem e hoje (29), no Aeroporto Santa Genoveva. O projeto foi finalizado no Aeródromo Brigadeiro Mário Eppinghaus, na Vila Mutirão, em Goiânia, sob os auspícios do empresário e engenheiro aeronáutico Luciano Ribeiro de Castro, o engenheiro mecânico e aeronáutico Celso Faria de Souza e o piloto de jatos executivos Klezio Gomes Marinho Matos.

Entrevistado, o comandante Klezio Gomes Marinho Matos disse ser emocionante integrar essa equipe, que tem bagagem na aviação, fazendo um avião muito confiável e que satisfaz os pré-requisitos de aeronavegabilidade, “com aprovação e aceitação por parte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). É uma máquina que vai encurtar as distâncias e otimizar as viagens das pessoas no Brasil, que é um país tão continental. A gente é muito carente de uma máquina que reduza a distância entre as cidades, porque no Brasil não temos cobertura de linha aérea suficiente”. Nos próximos dias a aeronave vai passar pelos ensaios em voo, para a certificação de uso.

Presidente da GoiásFomento, Eurípedes do Carmo informou que ela está financiando R$ 385 mil, por meio da linha Inovacred, que faz parte do Programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). “O governador Ronaldo Caiado tem tido uma preocupação muito grande no sentido de dar esse apoio a essas pessoas que querem fomentar a indústria e o comércio no nosso estado de Goiás, ajudando-as a realizarem seus projetos”, afirmou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo