Governo de Goiás reforça críticas à reforma tributária

Governador foi convidado para seminário em São Paulo e secretária da Economia Selene Peres falou do tema no Jornal Brasil Central

O governador Ronaldo Caiado vem criticando a proposta de reforma tributária aprovada na Câmara dos Deputados. Em seminário em São Paulo nesta segunda-feira (31), o governador voltou a criticar o texto, destacando especialmente o fim da autonomia de estados e municípios na gestão das próprias políticas fiscais.

Para traduzir para a população as críticas que o governador vem fazendo à proposta aprovada na Câmara, e que será apreciada no Senado, o Jornal Brasil Central desta terça-feira (1º) contou com a participação da secretária da Economia de Goiás, Selene Peres Nunes. Ela afirmou que além de ferir a autonomia fiscal dos Estados, o texto aprovado pelos deputados abre margem para desindustrialização de estados fora do Sudeste e pode gerar aumento de impostos para alguns setores.

De acordo com a titular da Economia de Goiás, o texto foi aprovado sem o aprofundamento da discussão e sem estudos que mostrem os reais impactos da reforma para os estados e municípios. Para ela, a mudança da tributação de produtos no destino, ou seja, nos centros consumidores, vai prejudicar estados como Goiás, que são da origem, são mais produtores e exportadores para estados do Sudeste e Sul do país.

“Acabando os incentivos fiscais, as empresas prefeririam se situar perto dos grandes mercados consumidores e isso prejudicaria as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste”, afirmou a secretária. Ela enfatizou que Goiás não é contra uma reforma tributária, mas contra esta reforma aprovada na Câmara. Assim como o governador, Selene Peres terminou dizendo esperar que no Senado o texto seja corrigido para ao menos diminuir as perdas de receitas aos estados e municípios.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo