Mais 48 municípios goianos terão tecnologia 5G a partir de agora

Essa tecnologia permite acesso mais rápido e melhora o tempo de resposta dos acessos à internet

A partir da segunda-feira (17) mais 48 municípios goianos vão receber o sinal 5G, que já está disponível em Goiânia e Aparecida de Goiânia desde meado do ano passado. É uma tecnologia de internet mais moderna, que permite mais rapidez de acesso e pronta resposta das informações acessadas. O Jornal Brasil Central de hoje (13) ouviu o subsecretário de Tecnologia de Informação da Secretaria-Geral de Governo, Marcio Cesar Pereira, que disse que a grande especificidade dessa tecnologia é que ela tem uma baixa latência (atraso) “e aí você consegue ter algum tipo de controle, como, por exemplo, em um carro autônomo, que na verdade não era possível antes com uma latência um pouco maior, como era do 4G. O 5G traz essa evolução”.

Brasília foi a primeira capital a receber o sinal 5G, há cerca de um ano, que hoje está presente em todas as capitais do país. Entrevistada, a dona de loja de celulares Francisca da Costa disse que a tecnologia 5G tem sido a preferida dos consumidores, principalmente dos jovens, mas que os fabricantes também ainda estão se atualizando: “Tem vários aparelhos novos, que os fabricantes ainda não fabricam com a tecnologia 5G. A partir da agora, que está liberado o sinal 5G, acho que os fabricantes vão focar mais nessa tecnologia”, observou.

Em Goiás, estão recebendo agora o sinal 5G os seguintes municípios: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Goianésia, Inhumas, Luziânia, Nerópolis, Niquelândia, Nova Veneza, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Terezópolis de Goiás, Valparaíso de Goiás, Abadia de Goiás, Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alvorada do Norte, Aragoiânia, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Cabeceiras, Caldazinha, Caturaí, Cidade Ocidental, Flores de Goiás, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Mimoso de Goiás, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, São João d'Aliança, Senador Canedo, Simolândia, Trindade, Vila Boa e Vila Propício.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo