Médico alerta para cuidados respiratórios nessa época

Diretor do Hecad deu entrevista ao Jornal Brasil Central e elencou os cuidados necessários para se evitar o contato com os vírus circulantes da gripe especialmente pelas crianças

Nesse período que marca o retorno das aulas, a ocorrência de feriados prologados, o início do tempo de frio e as aglomerações normais dessa época são fatores que proporcionam uma maior possibilidade de circulação de vírus como os da gripe. O alerta foi feito pelo pediatra André Resende, diretor técnico do Hecad (Hospital Estadual da Criança e do Adolescente), em entrevista ao Jornal Brasil Central de hoje (3). “Devido à mudança climática comum nessa época do ano, a gente traz um pouco mais da secura, a variação, que às vezes chove muito e mesclado com o tempo mais seco, propicia, sim, ter mais infecções respiratórias”, observou.

Segundo ele, essa é a época do ano em que esses vírus tendem a circular mais, porque as escolas estão em plena atividade e está ficando um pouco mais frio, o que traz a tendência de fechar mais o ambiente, restringindo a circulação de ar que se tinha no verão. “Então as pessoas vão se aglomerando mais nos ambientes, janelas fechadas e tudo isso propicia também a disseminação dos vírus”, salientou. André afirmou que esse assunto é permanente, “porque não é só um tipo de vírus que acomete as pessoas com síndromes gripais e respiratórias”, acrescentando que esses vírus que circulam nesse período afetam muito os bebês pequenos, causando síndromes respiratórias e a bronquiolite, que amedrontam e causam preocupações aos pais.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo