Meninas de Luz tem a primeira turma do projeto de natação Mamãe-Bebê

As aulas de natação do programa da OVG contemplam 13 mamães com suas crianças, no Centro da Juventude do Jardim Novo Mundo, em Goiânia

Antes da gravidez, Míriam Dias trabalhava como auxiliar de cozinha, mas atualmente está desempregada. Ela teve a primeira filha, a pequena Gabriela, há sete meses. Vivendo em situação de vulnerabilidade social, não tem condições financeiras de pagar uma aula de natação particular para a criança. Míriam e a filha integram a primeira turma do projeto de natação Mamãe-Bebê, realizado no Centro da Juventude do Jardim Novo Mundo, em Goiânia.

Reportagem exibida nesta segunda-feira (7), no programa O Mundo em sua Casa, mostrou que essa turma do projeto Mamãe-Bebê atende 13 mamães e crianças. Eles recebem aulas quinzenais com 30 minutos de duração por dia. O projeto integra o programa Meninas de Luz da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), em parceria com o Governo de Goiás. Além dessa atividade, são oferecidos, desde a gestação até os 12 meses de idade da criança, acompanhamentos odontológico, psicológico, nutricional, de assistência social e de educação física, além de capacitação profissional.

Kethellen Lorrayne, de 19 anos de idade, participa do Meninas de Luz desde a gestação da filha Clarice, que está com oito meses. De acordo com ela, o programa a tem ajudado a ser uma mãe melhor e mais segura. Atualmente, o Meninas de Luz está presente em 20 municípios goianos. Segundo a diretora de programa da Juventude da OVG, Rúbia Prado, o programa é focado nas mães que estão em situação de vulnerabilidade, com 12 a 21 anos, e que precisam de apoio para que consigam ter uma autonomia maior para lidar com a situação. “Então, estamos nesse projeto cada vez mais buscando inovar”, afirmou. Mais informações sobre o programa Meninas de Luz podem ser obtidas no site ovg.org.br.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo