Ministério da Saúde adota modelo goiano para atendimento no SUS

Acompanhado do governador Ronaldo Caiado, Helvécio Miranda conhece estrutura da SES e afirma que trabalho feito aqui será levado para demais unidades da federação

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, visitou na manhã desta quarta-feira (19), a sede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, o governador Ronaldo Caiado apresentou o modelo estratégico de controle e acompanhamento de pacientes na rede estadual de saúde pelo Conecta SUS. O Jornal Brasil Central deu detalhes do sistema formado por painéis informativos com dados de toda a rede de saúde, em grandes telões de LEDs. O modelo foi elogiado e reconhecido como um dos melhores do país pelo secretário. 

Para o secretário, “isso aqui é um verdadeiro alento e estímulo a nós do Ministério da Saúde em conhecer o que está sendo feito em Goiás”. Helvécio disse ainda que o mecanismo de gestão é exemplo para o Brasil. “Gestão, transparência, controle dos recursos públicos e eficiência não só dos recursos estaduais, mas federais que são repassados a Goiás e estão sendo muito bem utilizados”, frisou. “Vamos inclusive copiar o mecanismo de controle das filas da cirurgia, o único Estado que deu conta de ter o CPF na fila toda e, portanto, a Secretaria de Estado de Goiás sabe exatamente o que está acontecendo no seu Estado”, destacou Miranda.

Caiado destacou a responsabilidade com os sete milhões de goianos. “É por isso que estamos servindo como exemplo para o Brasil. Estamos cumprindo aquilo que o Ministério da Saúde também deseja que seja implantado em todo o Brasil”, pontuou. O governador falou também da transparência do trabalho de todos que formam a rede pública de saúde de Goiás. “Nós não falsificamos dados, trabalhamos com transparência”, afirmou. Para o secretário de Saúde, Sérgio Vêncio, o modelo adotado em Goiás reflete a parceria do Estado com a União. “Oferecemos ao ministério e para o Conass todas as nossas ferramentas de gestão, assim como termos recebido deles também as ferramentas de softwares e controle hospitalar, recursos financeiros e apoio tecnológico. É uma parceria de quem comanda o SUS”, finalizou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo