Motorista goiano pode ter direito a desconto de 40% em multas

O motorista precisa admitir a multa e não deixar que ela vença. A adesão é feita pelo aplicativo do Carteira Digital de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) divulga o programa que dá direito ao condutor de veículos de mais de 30 cidades a um desconto de até 40% nas multas de trânsito. O programa foi instituído em 2021 e abrangia as multas aplicadas pelo Detran, Goinfra e na cidade de Rio Verde. Presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, informou hoje (29) à reportagem do Jornal Brasil Central que desde o dia 15 deste mês ele está valendo também para outras cidades, incluindo Goiânia e Aparecida de Goiânia. A lista das cidades está no site do Detran. Ao solicitar o desconto de 40%, o condutor perde o direito de recorrer da multa, assim como se ele deixar vencer o prazo de pagamento.

A adesão é feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito e o desconto ocorre até a data de vencimento da multa, mas quem recebeu multa anterior à adesão ao programa não tem direito ao benefício. Pelo aplicativo, é possível acessar os detalhes da multa cometida, reconhecer a infração, copiar e colar códigos de pagamento e, ainda, indicar o condutor responsável pelas infrações.

Diretor de Trânsito da Secretaria de Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), Horácio Ferreira afirmou que o condutor que tiver penalidade vencida não tem o direito do desconto de 40%, confirmando que as notificações só valerão a partir da data da adesão. O benefício ocorre por meio do SNE – Sistema de Notificação Eletrônica -, que permite aos cadastrados receberem notificações de multas diretamente no celular ou computador. Para proporcionar o benefício, o município precisa se integrar ao Sistema de Municipalização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo