Pediatria, Rotam, Batalhão Rural e Fica foram debatidos pelo Boa Noite Goiás

Os convidados da semana foram o médico e deputado federal Zacharias Calil; o comandante do Batalhão de Rotam, tenente coronel Fábio Costa; a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes e o comandante do Batalhão Rural, tenente coronel Alexandre Saliba

O médico e deputado federal Zacharias Calil foi o convidado do Boa Noite Goiás deste domingo (4). Ele iniciou o bate-papo com o apresentador Paulo Beringhs relembrando sua trajetória na medicina. Ele se especializou em cirurgia pediátrica, em Brasília, e logo começou a trabalhar no Hospital Materno Infantil em Goiânia. Ele foi o precursor em operar gêmeos conjugados, popularmente conhecidos por gêmeos siameses. O médico relembrou que atendeu a 43 casos e já realizou 23 cirurgias de separação. "Muita gente não esperava que a gente poderia chegar, aqui em Goiânia, em Goiás, a fazer grandes cirurgias, complexas como essas", atestou ao exaltar a ajuda da equipe envolvida nos casos, que chega a 200 profissinoais, todos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Você tem que ter fé em tudo aquilo que você faz", disse. O médico comentou ainda sobre sua atuação na Câmara dos Deputados, em que já teve diversos projetos de lei aprovados e emendas parlamentares aplicadas na área da saúde em Goiás.

Os 42 anos da Rotam foram o tema do Boa Noite Goiás de terça-feira (6), que recebeu o comandante do Batalhão de Rotam, tenente coronel Fábio Costa. Ele comentou sobre a história do agrumpamento e também sobre as celebrações da data, que contou com a inauguração de espaço para treinamento de tiro, nomeado como Tiródromo, além da entrega de novos armamentos. "A Polícia Militar, como um todo, está bem equipada, tanto com armas curtas, como armas longas e viaturas. A Polícia Militar do Estado de Goiás é das mais bem equipadas do país", exaltou.

Na quarta-feira (7), os convidados do programa foram a secretária estadual de Cultura, Yara Nunes e o comandante do Batalhão Rural, tenente coronel Alexandre Saliba. O militar falou dos quatro anos do batalhão e que há sete unidades em atuação no estado, com sede em Brazabrantes, Luziânia, Urutaí, Uruaçu, Formosa, Rio Verde e Chapadão do Céu. "É um policiamento nômade, que se desenvolve de acordo com a demanda e a demanda se baseia muito no cadastramento das propriedades rurais e nas demandas criminais da região. Temos uma base em Goiânia, que recebe as informações e faz contato direto com o produto rural", explicou. Ele comentou também a criação do software Patrulha Rural e app Porteira, que contribuem para o aprimoramento dos atendimentos na área.

A secretária de Cultura foi a segunda entrevistada e falou sobre as expectativas para o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). "O Fica envolve cinema, meio ambiente, música, ações teatrais, envolve ações de todas as naturezas artítiscas e culturais. E, principalmente, envolve o engajamento de uma cidade porque o fluxo turístico aumenta muito. Além de ser uma linda festa, é uma política pública que gera renda, empregos diretos e indiretos", analisou. O Festival será realizado de 13 a 18 de junho, com oficinas, mesas redondas, debates, transmissão de 54 filmes, além de shows nacionais e regionais.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo