Prédios da Praça Cívica serão revitalizados

Obras sob coordenação da Secult já começaram pelo Centro Cultural Marietta Telles e Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds)

Os prédios históricos da Praça Cívica serão reformados pelo governo estadual. O complexo de prédios contempla o acervo arquitetônico art déco de Goiânia, que é tombado como patrimônio cultural nacional. A revitalização começou nesta semana pelo Centro Cultural Marietta Telles Machado e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), com serviço de pintura das fachadas.

Melissa Martins, gerente de Fiscalização e Manutenção do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), participou do Jornal Brasil Central nesta quinta-feira (27) falando sobre o assunto. Segundo ela, o objetivo da reforma é conservar o patrimônio cultural e melhorar o acesso da população ao local, que funciona também como espaço de lazer.

Segundo Melissa, o cronograma das obras inclui a reforma do Palácio das Esmeraldas, que está em processo licitatório, e os prédios da antiga Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e do Museu Zoroastro Artiaga, que terá uma restauração completa.

A gerente da Secult disse ainda que todo o trabalho está sendo feito pela Secult com apoio técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de recuperar o brilho das cores das paredes, as obras vão reparar danos estruturais nos prédios, como rachaduras e vazamentos. A previsão é de que as obras sejam concluídas no fim de 2024.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo