Prédios históricos da Praça Cívica passam por revitalização

Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Cultura, faz investimentos para recuperar e preservar o padrão arquitetônico das edificações do início da capital

Prédios históricos como o Centro Cultural Marieta Teles Machado, o museu Zoroastro Artiaga, a antiga sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o próprio Palácio das Esmeraldas, todos localizados na Praça Cívica, em Goiânia, estão em processo de revitalização, trabalho que é executado com base em estudos e todo cuidado para garantir a preservação do padrão arquitetônico original. E quem passa pelo local pode ver, além das obras, prédios que já estão de cara nova, como mostrou reportagem da Brasil Central.

O Estado está fazendo, na primeira etapa, investimentos de R$ 3,5 milhões, conforme informações da secretária da Cultura, Yara Nunes dos Santos. “O objetivo é contribuir para dar vida nova ao centro da capital, ampliando a presença de visitantes e turistas”, reforçou. Ela informou que estão em revitalização as fachadas do Centro Cultural Marieta Teles Machado, do antigo prédio da PGE e do Museu Zoroastro Artiaga. Numa segunda fase, toda a estrutura da antiga PGE também será reformada e vai abrigar parte da estrutura administrativa da Secretaria de Cultura. As obras incluem também a revitalização do Palácio das Esmeraldas.

A gerente de Fiscalização e Manutenção do Patrimônio Cultural, Melissa Martins, explicou que para garantir a originalidade das edificações em art deco, o Estado contou com estudo cromático realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Além da originalidade, vamos garantir também acessibilidade a todos os prédios, o que vai facilitar as visitas do público ao museu, biblioteca e cinema”, argumentou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo