Procon Goiás alerta para fraudes praticadas usando o nome do órgão

Superintendente reforça que o órgão de defesa do consumidor não envia e-mail 

Criminosos estão aplicando golpes usando o nome do Procon Goiás. Nesta quinta-feira (21), o órgão estadual de defesa do consumidor recebeu muitas reclamações de empresas que foram vítimas de fraude, por meio de envio de e-mail. Reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta sexta-feira (22) reforçou o alerta para as pessoas ficarem atentas e se resguardarem contra os golpistas.

Segundo o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael, empresários e fornecedores teriam supostamente recebido e-mails do órgão, informando o CNPJ da empresa e que ela teria descumprido algum direito do consumidor. Portanto, a empresa estava sendo notificada. Para saber mais, era necessário clicar em um link indicado. “É onde entra o malware, um vírus instalado sorrateiramente na sua máquina, que acaba tendo acesso a seus dados”, alertou.

Levy Rafael ressaltou que o órgão de defesa do consumidor não envia comunicados aos clientes via e-mail. Todas as notificações para empresas são feitas, ou pelo fiscal do Procon in loco na empresa, ou via AR (Aviso de Recebimento) por carta registrada, informou. Ele lembrou que, se desejar, a empresa pode fazer a consulta sobre seu CNPJ diretamente no órgão. “A dica que a gente dá é: não acesse nenhum e-mail de Procon Goiás, porque o Procon não envia e-mail para ninguém”, reforçou.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo