Produção agrícola volta a subir e Goiás segue o quarto maior do país

Colheita nacional de grãos e legumes deve bater em 305,4 milhões de toneladas neste ano; Goiás contribui com alta na produção de soja e milho

A produção nacional de grãos e legumes volta a registrar alta em maio e Goiás contrbui com o desempenho. Segundo nova estimativa do IBGE, o país deve colher 305,4 milhões de toneladas, safra 16% maior do que a do ano passado. Arroz, milho e soja representam 92% da estimativa da produção e 87,2% da área a ser colhida.

Nesse contexto, Goiás, cuja principal produção concentra-se no milho e soja, segue como quarto produtor nacional, atrás apenas do Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. Na área a ser colhida, ocorreram acréscimos de 3,1% na área do milho, de 1,2% na do algodão, de 16,6% na do sorgo, de 5,2% na do trigo e de 6,1% na da soja.

Em entrevista ao Jornal Brasil Central, Patrícia Honorato, superintendente de Produção Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), disse que o ambiente produtivo em Goiás neste ano está sendo favorável pelo clima, o que levou os produtores a aumentar a área plantada de grãos. Segundo ela, a maior produção vai afetar os preços no mercado interno, com os produtores buscando ampliar suas exportações de grãos.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo