Programa Dignidade Menstrual contribuiu para a redução da evasão escolar

Cinco mil mulheres em situação de vulnerabilidade recebem os absorventes higiênicos gratuitamente em Goiás

Cinco mil mulheres em situação de vulnerabilidade social recebem, de forma gratuita, os absorventes higiênicos em Goiás, por meio do Programa Dignidade Menstrual do Governo do Estado, conforme mostrou reportagem exibida nesta terça-feira (27) no programa O mundo em sua Casa

A distribuição é realizada principalmente nos presídios femininos, para mulheres em situação de rua e  nas escolas da rede pública estadual. A estudante Eduarda Gonçalves, que cursa o segundo ano do segundo médio, é uma das beneficiadas e sabe bem o impacto que o programa tem na vida das meninas. “O absorvente é uma questão de saúde e de higiene”, ponderou.

Necessidade

No Colégio Estadual Castro Alves, situado na Vila Santa Helena em Goiânia, 85 alunas são atendidas pelo Programa Dignidade Menstrual. Atualmente, essas meninas não precisam mais faltar  a aula ou ir embora mais cedo por causa da falta de absorvente Higiênico. A diretora da unidade de ensino, Karla Martins, explicou que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entra em contato com os gestores para que eles possam buscar os absorventes no almoxarifado, de acordo com a necessidade de cada escola.

Depois da adoção do programa, os números de evasão de meninas nas escolas diminuíram. Por isso, o Governo de Goiás não deixa faltar os absorventes e está sempre abastecendo as instituições. O Programa Dignidade Menstrual foi lançado em 2021 e já distribuiu mais de 44 mil pacotes. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) é responsável pelo gerenciamento do programa. A superintendente de Direitos Humanos da Seds, Ana Luísa Freire, reforçou: ”Agora é lei, todas as mulheres e meninas com vulnerabilidade (social) recebem gratuitamente esses absorventes”.

ABC Digital
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo