Projeto do Hugo reduz tempo de socorro a pacientes com AVC

Tempo médio de atendimento a vítimas de AVC que chegam ao hospital caiu para 10 minutos, abaixo dos 25 minutos gastos nacionalmente

O Hospital de Urgências de Goiás (Hugo) se tornou referência ao diminuir o tempo de socorro a vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC), umas das maiores causas de morte no país. Com o projeto Angels, a equipe multidisciplinar do hospital tem feito atendimentos em tempo médio de 10 minutos, a contar da entrada do paciente na unidade de saúde. O tempo médio nacional é de 25 minutos.

Neurologista responsável pelo projeto no Hugo, Marco Túlio Pedatella participou do Jornal Brasil Central desta quarta-feira (22) falando sobre os avanços desse projeto. Segundo ele, cada minuto ganho no atendimento imediato a uma vítima de AVC conta na vida da pessoa, tanto para salvá-la quanto para redução de possíveis sequelas, menor tempo de internação e melhor qualidade de sua recuperação.

Pedatella disse que o hospital elaborou todo o protocolo e atendimento da equipe multidisciplinar que tem garantido a redução do tempo médio de atenção ao paciente que chega ao hospital com AVC. Nesse período de funcionamento, a equipe já conseguiu casos cujo atendimento foi até menor do que 10 minutos. Ao final, ele deu dicas de como as pessoas podem identificar mais rapidamente os sintomas de uma pessoa que esteja tendo um AVC.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo