Risco de incêndios aumenta com o avanço da estiagem

Corpo de Bombeiros orienta sobre cuidados simples que podem evitar queimadas

Com o avanço do período de estiagem, crescem os riscos de incêndios em áreas urbanas e principalmente em ambientes rurais, causando prejuízos aos produtores e também aumentando a poluição ambiental. Cuidados simples podem evitar o problema que é recorrente todos os anos, conforme explicou nesta quarta-feira (14) o capitão Paulineli da Silva, do Corpo de Bombeiros Militar, em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa da TV Brasil Central.

“Toda a população pode contribuir para evitar incêndios urbanos e florestais, adotando cuidados como evitar focos de fogo em lotes baldios e, nas estradas, não jogar bitucas de cigarros na vegetação ao longo da via”, enfatiza o capitão Silva. Outro cuidado fundamental deve ser adotado por produtores rurais quando forem fazer queimadas controladas, isolando a área com aceiros e colocando o fogo em horários adequados, em especial quando não há correntes de vento.

Conforme ainda o capitão Silva, atividades como acampamentos e pescarias, muito comuns nesta época do ano, são os principais motivos de início de queimadas em áreas rurais. “É fundamental que, ao deixar esses locais, as pessoas apaguem totalmente qualquer ponto de fogo, se possível até jogando água, para evitar que faíscas alcancem a vegetação próxima e sejam iniciados incêndios que podem tomar grandes dimensões”, recomendou ele.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo