Saúde alerta população para combate ao mosquito da dengue

Nos primeiros meses de 2023 foram registrados cerca de 40 mil casos da doença em Goiás, com 12 mortes confirmadas e 39 casos suspeitos

O combate ao mosquito da dengue, mesmo no período seco do ano, é fundamental e precisa ter a adesão de toda a população, com o objetivo de erradicar as condições que favorecem a proliferação do Aedes aegypti. O alerta é do coordenador estadual de Combate à Dengue, Chikungunya e Zica, Murilo do Carlo, em entrevista ao programa O Mundo em Sua Casa desta segunda-feira (19).

Conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde, Goiás registrou nos primeiros cinco meses do ano cerca de 40 mil casos de dengue, número que é bem menor que o total registrado no mesmo período de 2022. Porém, o que preocupa é que a doença continua fazendo vítimas, com 12 mortes confirmadas e 39 casos suspeitos no mesmo período. A situação é causada, em grande parte, pela desatenção das pessoas que deixam de tomar cuidados no combate ao mosquito.

“Não podemos em hipótese alguma baixar a guarda”, afirma Murilo do Carmo, acrescentando que a união de esforços entre o poder público e a população é fundamental para manter o problema sob controle. Conforme explica, é preciso inspecionar caixas d’água, calhas, aparelhos de ar condicionado, degelo de geladeira, umidificadores de ar, pneus abandonados e vasos de plantas, com o objetivo de eliminar os ambientes que favorecem a proliferação do Aedes.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo