Saúde faz alerta pela vacinação das crianças contra a Covid

Em Goiás, o índice de vacinação é de 9% e no Brasil chega a 11% das crianças de até cinco anos de idade. 80 crianças já morreram com Covid no país este ano

O Jornal Brasil Central trouxe hoje (18) matéria confirmando que está em 9% o índice de crianças de até 5 anos de idade vacinadas contra a Covid-19 em Goiás, de janeiro a julho deste ano. É um número muito baixo e traz preocupação à Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), diz a gerente de Imunização, Joice Dorneles, reiterando aos pais e responsáveis que atualizem a vacinação dos seus filhos. Para isso, a orientação é que a vacina seja oferecida nas escolas e creches. “Não somente os pais e responsáveis levarem essas crianças aos postos de saúde, mas também a unidade de saúde buscar essas pessoas que não estão vacinadas”, afirma.

A SES-GO quer reverter essa situação e faz alerta aos pais e responsáveis, porque, mesmo após sete meses da ampliação do público-alvo, a vacinação desse público é muito abaixo do esperado em Goiás. Dados do Ministério da Saúde mostram que, de janeiro a julho deste ano, 80 crianças de até 4 anos de idade morreram no Brasil por causa da Covid, onde só 11% desse contingente estão completamente vacinadas. A prefeitura da cidade de Avelinópolis suspendeu as aulas por uma semana, porque foram detectadas 23 pessoas, entre alunos e professores, com Covid. “A gente sabe que criança ainda não tem toda uma imunidade estabelecida e é por meio das vacinas que a gente consegue oferecer imunidade também. Pais e responsáveis precisam ter em mente que a vacina é segura, a vacina traz proteção e é por meio dela que a gente conseguiu eliminar várias doenças”, acrescenta Joice.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo