Saúde leva ações contra a diabete infantil aos municípios

Secretaria Estadual da Saúde orienta gestores municipais e distribui kits de exames e insulina pelo Centro de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem alertando as famílias sobre os casos de diabetes infantil. Segundo a pasta, Goiás tem hoje cerca de 12 mil crianças e adolescentes com a doença. Reportagem do Jornal Brasil Central desta sexta-feira (27) mostrou a atuação da secretaria nessa área.

A secretaria distribui kits de exames e insulina aos municípios, enquanto os pacientes recebem insulina do Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa. A reportagem do JBC entrevistou uma mãe de paciente, o gestor do Centro Juarez Barbosa e recebeu participação especial da médica Tainara Emilia Rodrigues, do Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad).

De acordo com Tainara Emília, que é pediatra, os pais e responsáveis devem ficar atentos aos primeiros sintomas da diabete na criança. Segundo ela, dos dois tipos da doença, a diabete tipo 1 é a mais comum nos menores e o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo