Secretária da Cultura adianta destaques da programação do Fica 2023

Evento traz artistas goianos e nacionais, além de fortalecer a questão ambiental

Shows com cantores locais, regionais e nacionais, reunindo nomes como Maduli, Criolo, Maria Rita, Banda Madá e artistas locais, que irão trazer repertório musical para todos os gostos, são atrações do 24º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2023), que ocorre de 13 a 18 deste mês na cidade de Goiás.

Foi o que destacou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, em bate-papo descontraído ocorrido na segunda-feira (5/6) durante o programa #TBC. Ela abordou de forma geral todo a a programação do Fica, reforçando a questão ambiental, bem como o foco social priorizado pelo governador Ronaldo Caiado nas ações do Estado, que abrange também o setor cultural.

“É importante dizer que nesta edição do Fica, a Secretaria de Cultura destinou a maior parte dos recursos de shows para artistas locais da cidade de Goiás, uma vez que o festival objetiva também criar oportunidades de emprego e renda. Mais ainda: valoriza nossos artistas, movimenta o turismo e gera negócios para o Estado”, enfatizou Yara Nunes.

Mais atividades

A mostra de filmes regionais, nacionais e internacionais, programada para o Teatro São Joaquim, é o ponto alto do festival, que, nesta 24ª edição, tem como tema Fica 2023: Cerrado e Amazônia, dois territórios, um só futuro. Os filmes têm formas e estilos diversos, mas com foco sempre na temática ambiental. A premiação será anunciada no dia 18, no mesmo local das apresentações.

Yara Nunes falou também das oportunidades de discussão dos temas ambientais e do próprio cinema, com uma programação paralela que inclui debates, mesas redondas, conferências e principalmente a realização de minicursos e laboratórios de cinema, especialmente para quem deseja ingressar neste universo. “A programação do Fica é ampla e contempla todos os pontos fundamentais da discussão sobre a questão ambiental”, arrematou a titular da Secretaria de Cultura.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo