Secretaria Estadual de Educação retoma o Projeto Aprender para Avançar

O objetivo é corrigir o fluxo escolar dos alunos prejudicados pela pandemia

Clique na imagem para assistir a matéria

O Owari Raiwai veio de uma aldeia indígena de Mato Grosso para voltar a estudar. Durante a pandemia, o adolescente que tem 16 anos e está no 7º ano do Ensino Fundamental, teve que parar os estudos. Com a volta do Aprender para Avançar (APA), o Owari e mais 29 estudantes desta escola estadual terão a oportunidade de recuperar o tempo perdido durante o Ensino Fundamental II. O projeto do governo de Goiás visa fortalecer a aprendizagem e corrigir o fluxo escolar dos alunos em relação aos conhecimentos e habilidades para chegar à série compatível com a sua idade. A matéria foi veiculada no O Mundo em sua Casa desta quarta-feira (22).

“Este momento é crucial para que possamos recuperar as aprendizagens e o APA vem trazer essa oportunidade para os alunos que estão, principalmente, na defasagem de idade e ano, para que a gente possa corrigir esse fluxo e colocá-los na idade correta na sala de aula, evitando evasão e reprovação”, disse Márcia Falueiro, gerente de Ensino Fundamental. Até novembro de 2023, os 30 alunos participantes do APA estarão aptos para serem incluídos no Ensino Médio. Dois professores terão 18 meses para ensinar as principais matérias, matemática e linguagens, que são do Ensino Fundamental Básico II.

“O desafio é retornar esses jovens a consciência da importância dos estudos e corrigir a aprendizagem deles com metodologias diferentes, mais interativas”, frisou a professora Maria Gracineis. Até o momento, 21 coordenações regionais de educação implementaram o APA em suas escolas, totalizando 55 turmas de alunos do Ensino Fundamental. Os estudantes do Colégio Estadual Murilo Braga receberam material didático e o kit escolar como incentivo do governo de Goiás para avançar no aprendizado.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo