Série Foco na Saúde estreia mostrando o trabalho das Unidades Básicas de Saúde

Porta de entrada para o sistema público de saúde no Brasil, unidades são responsáveis pela promoção da saúde e prevenção de doenças, além de encaminhar pacientes para serviços de maior complexidade quando necessário

A TV Brasil Central estreia nesta segunda-feira (10) o Foco na Saúdeuma série de reportagens que explica como funcionam os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Direito garantido a qualquer cidadão brasileiro, os serviços se dão a partir de um modelo baseado em níveis de complexidade, divididos em três categorias de atenção: primária, secundária e terciária. A reportagem veiculada no O Mundo em sua Casa de hoje mostrou como funcionam as Unidades Básicas de Saúde, a porta de entrada do usuário ao SUS.

Em Goiás, existem 1.307 Unidades Básicas de Saúde, onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. As UBS são responsáveis pelos atendimentos de rotina, como consultas com o clínico geral, tratamentos, vacinação, pré-natal, atendimento odontológico e acompanhamento de hipertensos e diabéticos. No âmbito estadual de assistência, prevenção e promoção da saúde, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) é responsável por coordenar e planejar o SUS em Goiás, respeitando a normalização federal e atuando no repasse de recursos e estratégias para os 246 municípios goianos. 

Por meio desse modelo, a população local conta com uma equipe de referência para cuidar da saúde, aptas para atender e acompanhar a saúde dos pacientes ao longo das diferentes fases da vida. Basta comparecer à UBS mais próxima portando RG, cartão do SUS e comprovante de endereço para ser acolhido por um profissional da equipe que vai coletar informações e avaliar a necessidade de atendimento imediato. “O atendimento primário é aquele que cuida do paciente antes que ele tenha algum problema ou, mesmo que ele tenha alguma doença crônica, a equipe faz monitoramento e acompanhamento a fim de evitar complicações”, explicou a secretária de Saúde de Senador Canedo, Verônica Savatim. A gestora disse ainda que “o principal papel da atenção primária é acompanhar o paciente ao longo da vida, não só dele, mas de toda a família”.

Cada UBS atende aproximadamente 3.500 habitantes de um bairro. As equipes são compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um agente de saúde comunitário. Algumas UBS têm ainda um dentista e um auxiliar. O horário de atendimento é de autonomia do município que pode escolher entre três formatos de carga horária para funcionamento das unidades: 60h, 60h com saúde bucal ou 75h semanais. O Foco na Saúde mostrará ao longo da semana como funcionam os atendimentos de média e alta complexidade no SUS.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo