Soja e pecuária impulsionam a economia goiana

PIB brasileiro cresceu 1,9% no 1º trimestre de 2023 em relação ao trimestre anterior impulsionado pelo setor agropecuário, segundo o IBGE; setor primário goiano contribuiu com forte produção de soja e pecuária

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no primeiro trimestre de 2023 na comparação com o trimestre anterior, de acordo com estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado no último dia 1º de junho. Esse resultado foi impulsionado pelo setor agropecuário, cuja alta foi de 21,6%.

Em entrevista à TV Brasil Central em reportagem exibida no programa O Mundo em sua Casa desta segunda-feira (5), o assessor da Federação da Agricultura e da Pecuária de Goiás (Faeg), Leandro Machado, informou que a produção brasileira de soja deste ano foi um recorde: mais de 150 milhões de toneladas, 22 milhões de toneladas a mais do que foi colhido no ano passado.

Riqueza

“Então, esse valor de produção agrega riqueza para o País e acaba gerando um valor maior no PIB. E na pecuária também, a gente está tendo uma oferta maior de animais nesse momento. No primeiro trimestre de 2023, a gente teve 3% a mais de abate do que no primeiro trimestre do ano anterior. E tudo isso traz um maior resultado para o PIB da pecuária”, comentou o especialista.

Goiás é reconhecido pela grande produção agrícola e pecuária. Essas duas atividades econômicas têm mostrado alto desempenho no País e coloca o Estado como um dos destaques nacionais. “Para se ter uma ideia, Goiás é o terceiro maior produtor de soja do País, ele é responsável por mais de 10% da nossa produção. Então, aqui dentro está uma parcela muito grande do agronegócio brasileiro, que de alguma forma, ou de uma forma muito positiva, colaborou com esse resultado do PIB brasileiro”.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo