Veículos da Brasil Central acompanharam velório de Dona Iris

Corpo da ex-primeira-dama e ex-deputada federal Dona Iris foi velado no Paço Municipal de Goiânia

O velório da ex-primeira-dama e ex-deputada federal por Goiás Iris de Araújo Rezende Machado, a Dona Iris, que morreu nesta terça (21), realizado no Paço Municipal de Goiânia, foi acompanhado pelos veículos da Brasil Central e o Jornal Brasil Central de hoje (22) veiculou grande reportagem, com foco nos sentimentos evidenciados pelas autoridades e parentes e falando sobre sua trajetória de vida pública. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, decretaram luto oficial de três dias no Estado e na capital. O prefeito decretou ponto facultativo hoje nos serviços não essenciais da prefeitura.

Caiado divulgou nota enaltecendo o grande protagonismo que ela exerceu “na política estadual ao lado de Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos”. Disse que ela construiu nos cargos que exerceu “uma trajetória marcada, principalmente, pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável. Fomos colegas na Câmara Federal e testemunho que ela exerceu seus mandatos com coragem e altivez. Dona Iris foi sempre uma voz em defesa do povo goiano”. Rogério Cruz afirmou que “Goiás e o Brasil perdem uma das mais expressivas lideranças femininas, que ao longo de décadas esteve na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos”.

A filha Ana Paula Rezende falou em honrar o legado que os pais deixaram para eles e todos os goianos “A partida do meu pai já foi muito difícil. A gente nem tinha conseguido recuperar ainda, quando minha mãe partiu também. Então, fica um vazio muito grande para nós como família, pro povo desse estado, para esta cidade. Nós perdemos não só uma mãe, perdemos uma figura muito presente, uma mulher que foi guerreira, forte, que ocupou vários espaços e que tinha seu brilho próprio”. A outra filha, Adriana Rezende, observou que esse legado conforta muito a família. “Quando as pessoas vêm prestar homenagem, vêm nos consolar, isso é muito confortante.”, assinalou. O velório contou também com a presença do filho Cristiano Rezende.

ABC Digital

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo