Agehab conclui implantação do Programa de Compliance Público

 

Com aprovação das ações de controle pelo Comitê Setorial, Agehab completa instituição do Compliance. Processo teve início no final do ano passado e será executado com mitigação de incertezas pelos proprietários de risco

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) já está com o Programa de Compliance Público (PCP) instituído. O Comitê Setorial da Agência aprovou, nesta terça-feira (22/06), as ações de controle, última etapa da implementação do programa. A partir de agora, os proprietários de riscos devem executar essas ações de controle que serão monitoradas pela Diretoria de Governança e Transparência (Digovt) da Agehab. A implementação das ações visa mitigar incertezas e corrigir erros, caso ocorram. 

O presidente da Agehab, Lucas Fernandes, destaca que, a partir de agora, essas ações de controle vão auxiliar a Agehab a alcançar o sucesso neste momento. “As demandas aumentaram, estamos com licitações abertas em várias áreas para abertura de canteiros de obras em todo o Estado. O Compliance é uma ferramenta importante para garantir o andamento correto das ações, prevenindo, detectando e combatendo atos lesivos à administração pública, conforme determinação do governador Ronaldo Caiado”, avalia Lucas Fernandes.  

Segundo a diretora de Governança e Transparência, Kelly Morgana Afiune, o processo para implantação do PCP teve início com a preparação das portarias que instituíram a política da gestão de riscos e o Comitê Setorial. Em seguida, houve a preparação do plano de comunicação e consulta, determinação do grau de maturidade da empresa e estabelecimento do escopo, critérios e análise do cenário. Por fim, foi aprovada a elaboração do cronograma de realização das atividades e a Gestão de Riscos. Essa última etapa foi concluída em fevereiro. “Graças ao empenho do Comitê Setorial e de todos os proprietários de risco, a Agehab conseguiu atingir essa meta em tão pouco tempo. Quero agradecer o envolvimento de todos”, diz Kelly.

Criado pelo governador Ronaldo Caiado em 2019, o Programa de Compliance Público de Goiás, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), está sendo implementado em todos os órgãos do Poder Executivo, e tem se destacado nacionalmente. Atua com quatro eixos de ação (ética, transparência, responsabilização e gestão de riscos) e vem apresentando resultados importantes na gestão governamental e na economia de recursos.

A instituição do PCP na Agehab foi acompanhada pela CGE e conta com a parceria da Escola de Governo, que está capacitando os colaboradores da empresa nos quatro eixos previstos no Compliance. 

Agência Goiana de Habitação (Agehab) – Governo de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo