Agehab conquista reconhecimento por ações inovadoras em transparência pública

 

A Agência Goiana de Habitação (Agehab) recebeu hoje (26/1) Certificado de Excelência em Transparência Pública do Governo de Goiás e Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE) por três projetos de inovação agraciados na edição 2020 do Prêmio Goiás Mais Transparente. A Controladoria Geral do Estado (CGE), um dos coordenadores do Prêmio, fez a entrega dos certificados e troféus de Selo Ouro em Transparência para 40 órgãos e entidades estaduais em solenidade no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O resultado impressionou positivamente os realizadores da competição, já que mais de 75% dos 53 participantes alcançaram a categoria máxima em seus portais de transparência, dentre os quais a Agehab. A diretora de Governança e Transparência (Digovt), Kelly Morgana Afiune, representou o presidente da Agência, Lucas Fernandes, na solenidade de premiação comandada pelo controlador-geral do Estado, Henrique Ziller.

O Prêmio Goiás Mais Transparente é uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da CGE, e pela primeira vez contou com a parceria do TCE na avaliação dos itens. A premiação avalia a transparência ativa (informações divulgadas nos sites) e passiva (informações solicitadas pelo cidadão) das páginas de acesso à informação dos órgãos e entidades públicas em Goiás. O prêmio visa reconhecer os esforços de órgãos e empresas (sociedades de economia mista controladas pelo Estado) e estimular o aperfeiçoamento contínuo para o atendimento de exigências legais e de melhores práticas de entrega de informações para a sociedade. E, ainda, possibilitar que a transparência seja um caminho para o controle social e para a melhoria dos serviços prestados pelo Estado à sociedade, e não somente uma obrigação ou norma a ser cumprida.

Os três projetos apresentados pela Agehab foram reconhecidos como Ações Inovadoras em Transparência Pública: Deveres em Foco, Ouvindo com WhatsApp e Gestão Mais Perto. Estes projetos foram instituídos como ferramentas de gestão e de cidadania para facilitar o acesso do cidadão às informações sobre execução da política habitacional de interesse social do Estado.

De acordo com a CGE, os órgãos que atingiram acima de 75% da pontuação máxima estabelecida pelos critérios definidos pelo TCE e CGE para suas páginas de acesso à informação receberam o certificado e Selo Ouro foram: Secretaria de Governo; Diretoria-Geral de Administração Penitenciária; Secretaria de Comunicação; Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária; Procuradoria-Geral do Estado de Goiás; Junta Comercial do Estado de Goiás; Agência Brasil Central; Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos; Agrodefesa; e Secretaria de Indústria e Comércio. 

E, ainda: Polícia Militar de Goiás; Secretaria da Saúde; Corpo de Bombeiros Militar de Goiás; Goiásprev; Secretaria de Esporte e Lazer; Secretaria de Administração; Controladoria-Geral do Estado; Secretaria de Economia, Secretaria da Casa Militar; Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás; Departamento Estadual de Trânsito; Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Vice-Governadoria; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás; Secretaria Estadual da Casa Civil; Universidade Estadual de Goiás;  Secretaria de Cultura; Secretaria de Desenvolvimento e Inovação; Delegacia-Geral da Polícia Civil; Secretaria-Geral da Governadoria; Secretaria do Desenvolvimento Social; Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Goiásturismo; e Secretaria da Educação. 

Também receberam a premiação as empresas públicas CELG Geração e Transmissão S.A.; A Agência Goiana de Habitação; Saneamento de Goiás S/A; Agência Goiana de Gás Canalizado S/A; Agência de Fomento de Goiás, Companhia de Investimentos e Parcerias do Estado de Goiás; Companhia de Desenvolvimento Econômico de Goiás, Companhia Celg de Participações S/A; e Centrais de Abastecimento de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo