Agehab entrega escrituras e colhe assinaturas em Jataí

Equipe da Agehab atende 360 famílias, entre as quais 298 recebem as escrituras e outras 62 assinam o documento a ser enviado ao cartório para registro. Ação beneficiou famílias dos bairros Mauro Bento, Colmeia Park e Estrela Dalva

Quando se mudou para o bairro Mauro Bento, em Jataí, há 16 anos, a merendeira Francisca da Silva Cirino Souza, 41 anos, mal tinha água para dar banho em seu bebê de apenas 12 dias de vida. Foi muita luta para conseguir consolidar aquilo que se tornaria seu lar e onde cresceria sua família. Neste sábado (30/10), Francisca passou a ter certeza de que tudo valeu a pena. Ela recebeu das mãos do governador Ronaldo Caiado a escritura que comprova que sua casa é mesmo dela. “Agora com a escritura vai ficar muito melhor.”

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab), entregou na cidade do Sudoeste Goiano 298 escrituras de moradores dos bairros Mauro Bento, Colmeia Park e Estrela Dalva. Outras 62 famílias foram chamadas para assinatura do documento. O governador comandou a entrega, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia. Representando o presidente da Agehab, Pedro Sales, o diretor de Governança e Transparência da Agência, Lucas Gouveia, acompanhou o evento no município.

Segundo Pedro Sales, o esforço é para que a entrega de escrituras para a população avance em todo o Estado. “O governador Ronaldo Caiado não só determinou, como está dando todas as condições para que a Agehab faça a regularização das áreas que ainda têm domínio do Estado. O investimento destinado é de R$ 15 milhões do Fundo de Proteção Social de Goiás, o Fundo Protege”, explica o presidente.

A entrega de Jataí é mais um passo da regularização fundiária que será sentido em todas as regiões até o próximo ano. “Estamos abrindo novas frentes de trabalho nas dez regiões de planejamento do Estado”, ressalta Pedro Sales. Por determinação do governador Ronaldo Caiado, a regularização também está sendo levada para regiões historicamente negligenciadas pelas gestões anteriores, caso do Entorno do Distrito Federal e Nordeste Goiano.

Em Jataí, moradores do bairro Mauro Bento receberam a maior parte das escrituras, um total de 298, com No bairro Colmeia Park são 18 escrituras para entrega e 23 para assinatura; já no Estrela Dalva 12 para entrega e 9 para assinatura. “Moro com meus dois netos e com minha menina. Agora é mesmo nosso. Com a escritura, eu mando e desmando”, comemora a aposentada Carmelina Carvalho Silva, 73 anos, primeira moradora do Colmeia Park. Eram duas décadas de espera que agora acabaram.

Atendimento

Um total de 17 municípios, com mais de 5 mil lotes, incluindo Goiânia, entraram em atendimento já em conformidade com a nova lei estadual de regularização fundiária, proposta e sancionada pela atual gestão. Novas frentes de trabalho estão em andamento em Goiânia, Rio Verde e Senador Canedo. Já foram entregues quase 3 mil escrituras em todo o Estado desde 2019. “Governo, quando não rouba, quando não faz corrupção, tem dinheiro para saúde, educação, para regularizar escritura”, destacou o governador durante a entrega.

“Isso estamos fazendo em todo Estado”, reafirmou Caiado. A expectativa do Estado é de entregar 5 mil escrituras até o final da gestão, com o aporte de R$ 15 milhões do Fundo Protege. “Nunca antes na história do Estado houve um investimento assim para regularização fundiária. Caiado tem priorizado a assistência social em todas faixas etárias. Isso tem mudado a vida de milhares de pessoas”, relatou o diretor de Governança e Transparência da Agehab, Lucas Gouveia, representante do presidente da Agência, Pedro Sales.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo